sexta-feira, 17 de maio de 2019

REALIDADE AUMENTADA


O que é Realidade Aumentada?

O primeiro ponto a ser esclarecido quando perguntamos o que é realidade aumentada é que ela é muito diferente da realidade virtual. Esta diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas. Um bom exemplo de realidade virtual é o jogo The Sims. A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades.

Através do aplicativo leitor deste tipo de etiqueta instalado em tablet ou smartphone e com conexão à internet, pode-se ter acesso a uma espécie de guia virtual, que indica os locais aos quais o turista deve ir (inclusive traçando a rota para chegar até o local) e, ao chegar, mostrar a história, curiosidades, opções de passeio e tudo mais o que for pertinente. Diante disto, não é necessário ir muito longe para imaginar porque a realidade aumentada está tão em alta em diversos campos, incluindo o marketing e a publicidade.

A realidade aumentada também é conhecida por “realidade expandida” e “realidade ampliada”.

Como ela funciona?

Agora que você já sabe o que é realidade aumentada, provavelmente deve estar se perguntando como ela funciona. Simples: através de um software, um marcador no mundo físico e do GPS.

No exemplo dado acima, a etiqueta QR corresponde ao marcador no mundo físico, o app leitor da etiqueta corresponde à porta de entrada ao software que fornece as informações ao usuário e o GPS funciona como o 'olho' deste software, pois é ele quem indica o local do usuário no mundo físico.

Por que investir nela para minha empresa?

São diversos motivos. O primeiro é devido ao crescente número de acesso à web por dispositivos móveis. Segundo pesquisa divulgada pela IMS, 95% dos brasileiros que estão na web usam dispositivos móveis para se conectarem, sendo que muitas pessoas o fazem apenas através de smartphones (o que indica que o número de acesso por computadores está caindo).

O segundo motivo está na versatilidade da tecnologia para marketing digital. Através da realidade aumentada o consumidor pode, por exemplo, saber o preço de uma mercadoria sem perguntar a um vendedor, ver dicas de como utilizar a peça de roupa que está pensando comprar, realizar campanhas para o lançamento de novos produtos ou serviços, dentre outros. O terceiro motivo está em seu preço. Por todos os benefícios que traz, a realidade aumentada é uma tecnologia acessível, e por isso, disponível para pequenas e médias empresas.

Exemplos de realidade aumentada para empresas:

As empresas varejistas nos fornecem os maiores exemplos de realidade aumentada no dia a dia. A IKEA, loja de móveis e decoração presente no exterior, lançou em 2013 um aplicativo para que o público pudesse visualizar seu catálogo de produtos dentro da própria casa através da câmera. Assim os clientes já poderiam ter uma noção em relação ao tamanho real e também de design no cômodo.

Outro exemplo é o espelho de maquiagem da Shiseido, marca de cosméticos. O espelho, na verdade um monitor com realidade aumentada, ficava exposto em um ponto de venda para que possíveis clientes testassem na tela a aplicação de diferentes produtos, ajudando a encontrar as cores certas e sugerindo ideias de uso.

Lojas de roupas e calçados costumam oferecer essa solução em seus pontos de venda ou através de aplicativos para o público acesse a qualquer momento. A ideia nesses exemplos de realidade aumentada é exibir as peças sobre o corpo do cliente, dando uma visão que pode ajudá-lo a decidir pela compra.

Outras aplicações da realidade expandida têm relação com a comunicação, a educação e as artes. Jornais, revistas e também anúncios podem usar a tecnologia através de QR Codes, exibindo vídeos ou apresentando produtos diretamente na tela dos usuários.

Na Alemanha, turistas e curiosos podem contar com a aplicação de um sistema que possibilita a visualização e conta a história do extinto Muro de Berlim. O aplicativo traz alguns vídeos de cenas marcantes da construção, incluindo sua derrubada em 1989, projetados sobre a paisagem atual da cidade.

Já no Brasil, um ótimo exemplo de uso dessa tecnologia foi feito usando os óculos de realidade aumentada para visualização de um vídeo animado e interativo criado por um laboratório de exames, ajudando enfermeiras e crianças no momento da vacinação através de uma história que transformava a criança em um super-herói.

A marca de tintas Coral, por exemplo, propôs um aplicativo que solucionasse uma dúvida de quem quer renovar a pintura da casa: qual cor aplicar na parede? A empresa poderia continuar trabalhando só com o catálogo físico, o que não dá muito espaço para imaginar como o ambiente ficaria. Mas ela inovou e criou um aplicativo específico que testa diferentes cores da marca sobre as paredes através da câmera, facilitando a visualização e sem nenhum custo.

Especificamente em campanhas de marketing, a realidade ampliada é usada como uma solução a algum problema ou dúvida do público, e não necessariamente como uma propaganda agressiva para conseguir vendas imediatamente.








TRANSLATION:

What is Augmented Reality?

The first point to be clarified when we ask what is augmented reality is that it is very different from virtual reality. This concerns an immersion environment created through computational tools in which the user performs certain tasks. A good example of virtual reality is The Sims. Augmented reality designates the interaction between virtual environments and the physical world. A good example of augmented reality are the QR Code tags on tourist spots in cities.

 Through the reader application of this type of tag installed on a tablet or smartphone and with internet connection, you can have access to a kind of virtual guide, which indicates the places to which the tourist must go (including tracing the route to reach the local) and, upon arriving, show the history, curiosities, options of tour and everything else that is pertinent. Faced with this, it is not necessary to go very far to imagine why augmented reality is so high in many fields, including marketing and advertising.

Augmented reality is also known as "expanded reality" and "enlarged reality."

How does it work?

Now that you know what augmented reality is, you probably must be wondering how it works. Simple: through software, a marker in the physical world and GPS.

 In the example given above, the QR tag corresponds to the marker in the physical world, the label reader app corresponds to the gateway to the software that provides the information to the user and the GPS functions as the 'eye' of this software, the user's place in the physical world.

 Why invest in it for my company?

There are several reasons. The first is due to the increasing number of mobile web access. According to a survey released by IMS, 95% of Brazilians on the web use mobile devices to connect, and many people do so only through smartphones (which indicates that the number of computer access is falling).

The second reason lies in the versatility of digital marketing technology. Through augmented reality the consumer can, for example, know the price of a commodity without asking a seller, see tips on how to use the piece of clothing that he is thinking of buying, carry out campaigns for the launch of new products or services, among others . The third reason is in its price. For all the benefits it brings, augmented reality is an affordable technology, and therefore, available to small and medium businesses.

Examples of augmented reality for companies:

 Retailers provide us with the greatest examples of augmented reality on a day-to-day basis. IKEA, a furniture and decoration store located abroad, launched an application in 2013 so that the public could view its catalog of products inside the house through the camera. So customers could already have a sense of real size and design in the room.

 Another example is the makeup mirror of Shiseido, cosmetics brand. The mirror, actually a monitor with augmented reality, was displayed at a point of sale so potential customers could test the application of different products on the screen, helping them find the right colors and suggesting ideas for use.

 Clothing and footwear stores often offer this solution at their points of sale or through applications for the public to access at any time. The idea in these augmented reality examples is to display the parts on the client's body, giving insight that can help you decide on the purchase.

Other applications of expanded reality are related to communication, education, and the arts. Newspapers, magazines and also ads can use the technology through QR Codes, displaying videos or presenting products directly on users' screen.

 In Germany, tourists and curious people can count on the application of a system that allows the view and tells the story of the extinct Berlin Wall. The app brings some videos of landmark construction footage, including its overthrow in 1989, projected onto the city's current landscape.

In Brazil, a great example of using this technology was made using augmented reality glasses to visualize an animated and interactive video created by an examination laboratory, helping nurses and children at the time of vaccination through a story that transformed the child in a superhero.

 The Coral paint brand, for example, has proposed an application that solves a question of who wants to renovate the painting of the house: which color to apply on the wall? The company could continue working only with the physical catalog, which does not give much space to imagine how the environment would be. But she innovated and created a specific application that tests different brand colors on the walls through the camera, making it easy to see and at no cost.

 Specifically in marketing campaigns, expanded reality is used as a solution to some problem or public doubt, and not necessarily as an aggressive advertisement to get sales immediately.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Projeto Integrador 1 termo

Quem sou eu

Olá, obrigado por acessar o meu site! Me chamo Lucas Zanon, tenho 17 anos . Estou a cursar Sistemas de Informação, irei apresentar vários projetos nesse site, assim como tudo sobre a evolução da tecnologia, notícias, etc...
Tecnologia do Blogger.

Blogger templates