O que é Realidade
Aumentada?
O primeiro ponto a ser esclarecido quando
perguntamos o que é realidade aumentada é que ela é muito
diferente da realidade virtual. Esta diz respeito a um ambiente de imersão
criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza
determinadas tarefas. Um bom exemplo de realidade virtual é o jogo The Sims. A
realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo
físico. Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em
pontos turísticos de cidades.
Através do aplicativo leitor deste tipo de etiqueta
instalado em tablet ou smartphone e com conexão à internet, pode-se ter acesso
a uma espécie de guia virtual, que indica os locais aos quais o turista deve ir
(inclusive traçando a rota para chegar até o local) e, ao chegar, mostrar a
história, curiosidades, opções de passeio e tudo mais o que for pertinente.
Diante disto, não é necessário ir muito longe para imaginar porque a realidade
aumentada está tão em alta em diversos campos, incluindo o marketing e a
publicidade.
A realidade aumentada também é conhecida por “realidade
expandida” e “realidade ampliada”.
Como ela funciona?
Agora que você já sabe o que é
realidade aumentada, provavelmente deve estar se perguntando como
ela funciona. Simples: através de um software, um marcador no mundo físico e do
GPS.
No exemplo dado acima, a etiqueta
QR corresponde ao marcador no mundo físico, o app leitor da etiqueta
corresponde à porta de entrada ao software que fornece as informações ao
usuário e o GPS funciona como o 'olho' deste software, pois é ele quem indica o
local do usuário no mundo físico.
Por que investir nela para minha
empresa?
São diversos motivos. O primeiro
é devido ao crescente número de acesso à web por dispositivos móveis. Segundo
pesquisa divulgada pela IMS, 95% dos brasileiros que estão na web usam dispositivos móveis para se
conectarem, sendo que muitas pessoas o fazem apenas através de
smartphones (o que indica que o número de acesso por computadores está caindo).
O segundo motivo está na
versatilidade da tecnologia para marketing digital. Através da
realidade aumentada o consumidor pode, por exemplo, saber o preço de uma
mercadoria sem perguntar a um vendedor, ver dicas de como utilizar a peça de
roupa que está pensando comprar, realizar campanhas para o lançamento de novos
produtos ou serviços, dentre outros. O terceiro motivo está em seu preço. Por
todos os benefícios que traz, a realidade aumentada é uma tecnologia acessível,
e por isso, disponível para pequenas e médias empresas.
Exemplos de realidade aumentada para
empresas:
As empresas varejistas nos
fornecem os maiores exemplos de realidade aumentada no
dia a dia. A IKEA, loja de móveis e decoração presente no exterior, lançou em 2013 um aplicativo para que o
público pudesse visualizar seu catálogo de produtos dentro da própria casa
através da câmera. Assim os clientes já poderiam ter uma noção em relação ao
tamanho real e também de design no cômodo.
Outro exemplo é o espelho de
maquiagem da Shiseido, marca de cosméticos. O espelho, na verdade um monitor
com realidade aumentada, ficava exposto em um ponto de venda para que possíveis
clientes testassem na tela a aplicação de diferentes produtos, ajudando a
encontrar as cores certas e sugerindo ideias de uso.
Lojas de roupas e calçados
costumam oferecer essa solução em seus pontos de venda ou através de
aplicativos para o público acesse a qualquer momento. A ideia nesses exemplos de
realidade aumentada é exibir as peças sobre o corpo do
cliente, dando uma visão que pode ajudá-lo a decidir pela compra.
Outras aplicações da realidade
expandida têm relação com a comunicação, a educação e as
artes. Jornais, revistas e também anúncios podem usar a tecnologia através de
QR Codes, exibindo vídeos ou apresentando produtos diretamente na tela dos
usuários.
Na Alemanha, turistas e curiosos
podem contar com a aplicação de um sistema que possibilita a visualização e
conta a história do extinto Muro de Berlim. O aplicativo traz alguns vídeos de
cenas marcantes da construção, incluindo sua derrubada em 1989, projetados
sobre a paisagem atual da cidade.
Já no Brasil, um ótimo exemplo de
uso dessa tecnologia foi feito usando os óculos de realidade aumentada para
visualização de um vídeo animado e interativo criado por um laboratório de
exames, ajudando enfermeiras e crianças no momento da vacinação através de uma
história que transformava a criança em um super-herói.
A marca de tintas Coral, por
exemplo, propôs um aplicativo que solucionasse uma dúvida de quem quer renovar
a pintura da casa: qual cor aplicar na parede? A empresa poderia continuar
trabalhando só com o catálogo físico, o que não dá muito espaço para imaginar
como o ambiente ficaria. Mas ela inovou e criou um aplicativo específico que
testa diferentes cores da marca sobre as paredes através da câmera, facilitando
a visualização e sem nenhum custo.
Especificamente em campanhas de
marketing, a realidade ampliada é usada como uma solução a
algum problema ou dúvida do público, e não necessariamente como uma propaganda
agressiva para conseguir vendas imediatamente.
TRANSLATION:
What is Augmented Reality?
The first point to be
clarified when we ask what is augmented reality is that it is very different
from virtual reality. This concerns an immersion environment created through computational
tools in which the user performs certain tasks. A good example of virtual
reality is The Sims. Augmented reality designates the interaction between
virtual environments and the physical world. A good example of augmented
reality are the QR Code tags on tourist spots in cities.
Through the reader application of this type of
tag installed on a tablet or smartphone and with internet connection, you can
have access to a kind of virtual guide, which indicates the places to which the
tourist must go (including tracing the route to reach the local) and, upon
arriving, show the history, curiosities, options of tour and everything else
that is pertinent. Faced with this, it is not necessary to go very far to
imagine why augmented reality is so high in many fields, including marketing
and advertising.
Augmented reality is
also known as "expanded reality" and "enlarged reality."
How does it work?
Now that you know what
augmented reality is, you probably must be wondering how it works. Simple:
through software, a marker in the physical world and GPS.
In the example given above, the QR tag
corresponds to the marker in the physical world, the label reader app
corresponds to the gateway to the software that provides the information to the
user and the GPS functions as the 'eye' of this software, the user's place in
the physical world.
Why invest in it for my company?
There are several
reasons. The first is due to the increasing number of mobile web access.
According to a survey released by IMS, 95% of Brazilians on the web use mobile
devices to connect, and many people do so only through smartphones (which
indicates that the number of computer access is falling).
The second reason lies
in the versatility of digital marketing technology. Through augmented reality the
consumer can, for example, know the price of a commodity without asking a
seller, see tips on how to use the piece of clothing that he is thinking of
buying, carry out campaigns for the launch of new products or services, among
others . The third reason is in its price. For all the benefits it brings,
augmented reality is an affordable technology, and therefore, available to
small and medium businesses.
Examples of augmented reality for companies:
Retailers provide us with the greatest
examples of augmented reality on a day-to-day basis. IKEA, a furniture and
decoration store located abroad, launched an application in 2013 so that the
public could view its catalog of products inside the house through the camera.
So customers could already have a sense of real size and design in the room.
Another example is the makeup mirror of
Shiseido, cosmetics brand. The mirror, actually a monitor with augmented
reality, was displayed at a point of sale so potential customers could test the
application of different products on the screen, helping them find the right
colors and suggesting ideas for use.
Clothing and footwear stores often offer this
solution at their points of sale or through applications for the public to
access at any time. The idea in these augmented reality examples is to display
the parts on the client's body, giving insight that can help you decide on the
purchase.
Other applications of
expanded reality are related to communication, education, and the arts.
Newspapers, magazines and also ads can use the technology through QR Codes,
displaying videos or presenting products directly on users' screen.
In Germany, tourists and curious people can
count on the application of a system that allows the view and tells the story
of the extinct Berlin Wall. The app brings some videos of landmark construction
footage, including its overthrow in 1989, projected onto the city's current
landscape.
In Brazil, a great example of using this technology was made using augmented reality glasses to visualize an animated and interactive video created by an examination laboratory, helping nurses and children at the time of vaccination through a story that transformed the child in a superhero.
The Coral paint brand, for example, has
proposed an application that solves a question of who wants to renovate the
painting of the house: which color to apply on the wall? The company could
continue working only with the physical catalog, which does not give much space
to imagine how the environment would be. But she innovated and created a
specific application that tests different brand colors on the walls through the
camera, making it easy to see and at no cost.
0 comentários:
Postar um comentário